Blog

Animais de estimação podem contrair Covid-19?

Para esclarecer esta dúvida, a Tutti Pet conversou com a médica veterinária, Aléxia Zborovski.

A pandemia da Covid-19 acendeu um alerta na população mundial desde março de 2020. De lá para cá foram muitas dúvidas, mudanças de rotinas e novos hábitos para evitar a contaminação da doença.

O que também gerou dúvida foi quanto a possível contaminação e transmissão do Coronavírus em animais de estimação. Para esclarecer isso, a Tutti Pet conversou com a médica veterinária, Aléxia Zborovski.  De acordo com ela, não há cientificamente a comprovação de contaminação e transmissão de animais para humanos. “O que pode ocorrer é o vírus permanecer no pelo ou nas patas dos animais, assim sendo transmitido para humanos. Mas, segundo estudos, não tem nada que comprove que eles se contaminam ou transmitam para humanos esta doença”, salientou.

Mas alguns cuidados devem ser adotados para preservar a saúde tanto do animal, quanto de seus tutores. “Recomendamos que, ao voltar do passeio por exemplo, higienize as patinhas e passe um pano úmido na pelagem. Outro ponto importante a destacar é quando a pessoa estiver com diagnóstico positivo para a doença, ficar em isolamento e evitar ter contato com os animais”, pontuou Zborovski.

Alguns diagnósticos de Covid-19 foram confirmados em animais de estimação e até viraram notícia, segundo a médica veterinária estas são situações raras, mas podem acontecer.

Mais publicações