Após uma consulta com o médico veterinário e a prescrição de medicamentos, uma das preocupações dos tutores de animais de estimação é como dar remédios aos cachorros e gatos de maneira correta e sem machucá-los. Alguns se recusam a tomar e outros são até agressivos. É preciso ter muita paciência e cuidado para convencê-los.
Pensando em auxiliar nesta tarefa, conversamos com a médica veterinária, Karoline Copetti, para dar algumas dicas simples para facilitar este momento. “É preciso conhecer seu animal de estimação, saber como ele reage a esse tipo de situação e suas individualidades”, salientou a profissional.
1- A primeira alternativa é oferecer o medicamento como se fosse algo de comer, tornando assim atrativo. Ele vai cheirar e muitos podem comer achando que é algum petisco;
2- Outra alternativa é “esconder” o medicamento em algum aperitivo da preferência do seu pet, tornando muito mais fácil este processo;
3- Existem também aplicadores de medicação que facilitam muito, principalmente para uso em gatos e animais agressivos, tornando o processo mais seguro para o tutor e seus pets.
Alguns cuidados devem ser tomados na hora de administrar os medicamentos aos pets. “Os tutores devem conferir sempre se a medicação foi totalmente ingerida, além de respeitar a prescrição do seu médico veterinário”, alertou Karoline Copetti.