Dia das Crianças e um dos presentes que os pequenos muitas vezes pedem é um novo amigo de estimação. Eles são apaixonados por animais e costumam ficarem felizes quando possuem um cãozinho para brincar e fazer carinho. Mas, as vezes a escolha da raça ideal para o convívio deste público não é uma tarefa fácil.
Alguns cuidados precisam ser tomados antes de adotar um cachorro para criança, pois algumas espécies não são apropriadas para a convivência com os pequenos. Vale destacar também que não é apenas a raça que determina personalidade do cão. Procurar auxílio profissional pode ajudar para que sejam realizados testes comportamentais, temperamento e até de doenças. Outro ponto a ser observado é realidade familiar, como por exemplo o tempo que será disponibilizado para cuidar deste animal.
Para auxiliar nesta escolha, separamos dez raças com dicas importantes pensando na segurança e felicidade de todos.
1. BULDOGUE INGLÊS
Os Buldogues ingleses são doces, gentis e possuem muita disposição. Além de serem confiáveis e comportamentos previsíveis, é uma ótima opção de raça para animal de estimação. São amorosos com crianças e solicitam muita atenção de seus tutores. São flexíveis para conviver com outros animais de estimação, no entanto podem ser agressivos com cães desconhecidos. A raça possui fácil adaptação em casas e apartamentos
Alguns cuidados são necessários, como exercícios moderados, conviver em ambientes com temperatura amena e limpezas frequentes nas pregas para evitar infecções de pele. Além disso perdem poucos pelos.
2. BEAGLE
Os Beagles são super agitados e adoram brincar. São protetores, gostam de farras e passeios. De modo geral são ótimas companhias principalmente para crianças. Não gostam de ficarem sozinhos e podem ser destrutivos por ficarem em casa sem ter o que fazer. Por isso o Beagle precisa de uma família que passe mais tempo em casa. Uma alternativa é ter brinquedos para eles morderem, evitando danos em objetos da casa.
A raça tem facilidade de se adaptar a outros animais de estimação. O Beagle também adora farejar. Eles não crescem muito e, mesmo depois de adulto, conseguem estabilizar o peso, facilitando o seu convívio com os pequeninos.
3. BULL TERRIER
O Bull Terrier também é uma boa opção para crianças e famílias grandes. Mas, é necessário dar limites e reforçar a disciplina neles. É recomendado também que eles façam exercícios físicos diários. Por ser um animal mais forte, o Bull Terrier não é recomendado para bebês e tende a se dar melhor com crianças a partir dos cinco anos.
De maneira geral a raça é amigável, calma, paciente e tolerante com os pequenos. Sua energia é fator positivo, pois conseguem aguentar brincadeiras por horas. Uma das características que mais o define é justamente a resistência, além de não se incomodar com abraços. Se treinado desde cedo, podem se tornar muito disciplinados. Outra característica é serem protetores, amigáveis e amorosos tanto com adultos quanto com crianças.
4. COLLIE
O Collie é uma raça amorosa e apegada a sua família. Além de ser educado e obediente, encontra facilidade para ser treinado, obedecer a comandos e brincadeiras, podendo responder até mesmo os pequenos. Além disso é um incentivo positivo no comportamento das crianças, uma vez que poderá ensinar noções de responsabilidade e afeto.
É uma raça muito dócil e previsível, raramente morde ou estranha pessoas da família, e acaba sendo perfeito para donos de primeira viagem.
5. POODLE
Os Poodles já são muito conhecidos. É uma boa opção para famílias com crianças, com exceção das versões Toy e Micro Toy que não são recomendados para o convívio infantil por serem mais sensíveis e frágeis. São inteligentes, carinhosos, elegantes, aprendem comandos facilmente e são fiéis.
Dificilmente ficam irritados, são considerados simpáticos, bom humor e pacientes, sendo uma boa opção para o convívio das crianças. Não soltam pelos, no entanto requerem tosa e banhos regularmente.
6. LABRADOR RETRIEVER
Uma das raças mais conhecidas no mundo para o convívio infantil, os Labradores são indicados para crianças de qualquer idade. São inteligentes, gostam de brincar, amorosos, confiáveis e muito pacientes. São apaixonados pelos seus donos. São brincalhões e possuem facilidade para serem treinados. Por outro lado, é necessário sempre o lembrar da disciplina e realizar exercícios físicos diário, além de ter brinquedos a disposição deles para estimulo mental.
Além de inteligentes, a raça é indicada para crianças entre 7 e 10 anos que possuem muita energia. Adoram corridas, brincadeiras que envolvam bola e nunca dispensam um carinho. Não há indícios de raiva ou agressividade com seus donos.
7. GOLDEN RETRIEVER
Os Golden Retrievers são muito inteligentes, leais, obedientes, confiáveis, disciplinados e tolerantes. Seus altos níveis de energia e inteligência fazem deles uma das melhores raças para crianças, principalmente para quem gosta de brincar na água, porque Golden Retrievers e Labrador Retrievers gostam de nadar.
Por outro lado, o Golden Retriever é uma raça que precisa conviver com bastante pessoas. Portanto, é ideal para famílias ativas que muitas vezes ficam em casa. São cães de porte médio, com temperamentos equilibrados e muito ativos. Não são agressivos e nem tímidos, são pacientes, simpáticos, dóceis e afetuosos. No entanto, o Golden Retriever precisa de espaço e família para manter seu nível de energia. Recomendado para casas com grandes jardins e pessoas mais ativas, que gostam de esportes e podem levar seus cães para passear.
8. PUG
Por ser pequeno, não late e não exige muito exercício físico, o Pug é uma raça ideal para apartamento. Se trinado para conviver com crianças, tem um temperamento alegre, amoroso e afetuoso. Esta raça é conhecida por ser calma, dócil e não necessitar de muito espaço. Os Pugs geralmente são teimosos, o que torna o treinamento difícil, e podem ter dificuldade para respirar devido à estrutura do focinho e outros problemas de saúde.
9. SHIH TZU
O que torna o Shih Tzu um cão ideal para crianças é que ele é amigável, afetuoso e adaptável. Ele não apenas se dá bem com crianças e recém-chegados, mas também se dá bem com outros animais. No entanto, aqueles que escolhem o Shih Tzu precisam educar seus filhos sobre a vulnerabilidade da raça, já que geralmente são prejudicados por crianças que gostam de ser rudes.
Os ShihTzus são muito alegres, não requer muito espaço e se adaptam facilmente a qualquer tipo de casa. No entanto, quando estão carentes é preciso dar muita atenção, por isso é importante que os donos tenham tempo para acompanhá-los e caminhar com eles.
10. SETTER IRLANDÊS
O Setter Irlandês é perfeito para crianças enérgicas que querem correr e brincar em espaços abertos. Possuem pelos longos conhecidos como "casaco", o Setter Irlandês é um cachorro rápido e atlético. Alguns criadores dizem que seu temperamento "indomável" torna o treinamento mais difícil, mas ele está longe de ser feroz ou perigoso.
Ao contrário, é travesso, enérgico e muito sociável, além de lidar com crianças ativas, sempre buscam se aproximar das pessoas em casa. Ao manter o alto nível de exercício exigido, o Setter Irlandês se tornará um adorável membro de sua família.