Blog

Meu cachorro se coça muito, o que será?

Se o seu cão está se coçando mais do que o normal, esse pode ser um sinal de que algo está errado.

As doenças dermatológicas em cães e gatos, estão entre as principais causas que motivam os tutores a buscarem atendimento veterinário. São doenças extremamentes comuns e frustantes, que envolvem fatores genéticos e ambientais.Os sintomas mais recorrentes são prurido intenso, inflamação cutânea, defeitos na barreira epidérmica, ou ainda infecções cutâneas secundárias. Na maioria das vezes é de caráter crônico e recorrente, ou seja, não tem cura, provocando a perda da qualidade de vida para muito pets e, consequentemente, ansiedade em seus tutores.

Tem tratamento ?

Sim, para seu tratamento, medicamentos antimicrobianos de uso tópico ou sistêmico são muito empregados, sendo comum também, os médicos veterinários receitaram antiinflamatórios, afim de melhorar a qualidade de vida dos pets, ou ainda, em casos mais extremos, a utilização de imunomoduladores, que atuam controlando o prurido, a alergia e prevenindo as indesejáveis infecçoes secundárias, causadas por fungos e bactérias oportunistas.

No entanto, controlar e prevenir dermatites e infecções secundárias é essencial para a maioria dos cães, já que aumenta a qualidade de vida de nossos amigos e de seus tutores. Por isso, é necessário muita pesquisa em cima de terapêuticas eficazes e de baixos efeitos colaterias. Sendo assim, muitas evidências têm mostrado que a função da barreira cutênea tem grande relevância no surgimento de crises de dermatite atópica, sendo que a terapia tópica com hidratantes e repositores de barreira cutânea, como a nossa manteiga hidratante, atua auxiliando na reconstrução da barreira epidérmica alterada, e logo reduzindo a frequência da atopia dérmica em cães e gatos. 

Mais publicações