Adoramos passar bons momentos com nossos pets. Mas pode haver dias em que nos perguntamos: "Por que meu cachorro me segue por toda parte?" A resposta tem a ver com o instinto animal de seu cão, a mentalidade de ter uma matilha e algumas outras variáveis.
Embora ter seu cachorro seguindo você em todos os lugares possa parecer fofo e adorável, pode ser uma indicação de que algo mais está acontecendo. De acordo com a Dra. Rachel Barrack , veterinária certificada em acupuntura veterinária, existem razões científicas por trás do comportamento pegajoso dos cães. “Filhotes (desde o nascimento até os 6 meses de idade) muitas vezes podem ter uma impressão em seus donos e olhá-los como fariam com sua mãe”, diz o Dr. Barrack.
Um dos motivo pelo qual seu cão pode ficar perto de você é o reforço positivo. “Se toda vez que você estiver com seu cachorro, ele recebe carinho ou petiscos, é provável que ele a siga com mais frequência”. Se você fica lisonjeado com essa afeição e recompensa seu cão por ser pegajoso, você está enviando a ele uma mensagem de que esse comportamento é bem-vindo.
Como os cães respondem ao comportamento de seus donos, é importante observar o seu relacionamento. Por exemplo, se seu cachorro dorme em sua cama, você pode estar criando uma dependência e reforçando a necessidade dele de estar perto de você o tempo todo. Os companheiros caninos que seguem os seus donos por toda parte são chamados de “cães de velcro” por causa do desejo de se apegar a você.
O que é um cão de velcro ?
Um cão de velcro é aquele que quer estar sempre ao lado do dono. Se o seu cão o segue de um cômodo em outro, é provável que ele seja um cão de velcro. Também conhecidos como pegajosos, os cães com velcro simplesmente desejam estar perto de seus donos.
Certas raças (como cães de colo) têm maior probabilidade de serem cães com velcro porque foram criados para serem mais dependentes. E as raças que foram criadas para trabalhar ao lado de seus donos o dia todo também estão propensas a desenvolver a síndrome do cão de velcro.
O que causa a síndrome do cão de velcro?
Você já se perguntou por que seu cão o segue por toda parte ou por que alguns cães são mais pegajosos do que outros? Aqui estão 5 causas comuns para a síndrome do cão velcro:
-
Alguns cães desenvolvem a síndrome do cão velcro por causa de nossos próprios comportamentos.
Se pararmos toda vez que virmos nosso cão para elogiá-lo, dar um tapinha na cabeça ou um agrado, ele aprenderá que ficar perto leva às coisas boas. Deixar seu cachorro dormir em sua cama pode criar uma dependência de estar perto de você. Agora, isso não é uma coisa ruim, é uma preferência pessoal. Se você não se importa, isso é ótimo - é apenas importante entender que muitas vezes encorajamos o comportamento de nossos cães sem perceber.
- O tédio e a falta de estimulação mental podem levar à síndrome do cão de velcro.
Os cães podem ficar entediados se não receberem exercícios físicos e mentais suficientes . Como estão procurando algo para fazer, eles saltarão e o seguirão aonde quer que você vá. Você é a principal fonte de entretenimento deles, portanto, se seu cão ficar animado quando estiver seguindo você, pode ser um sinal de que ele está entediado e procurando algo para fazer. Se for esse o caso, dê uma olhada nesses jogos internos que você pode jogar para manter seu cão ocupado.
- Algumas raças foram criadas seletivamente para serem dependentes.
Muitos cães trabalhadores, pastores e de caça foram criados para trabalhar lado a lado com seus humanos. Eles confiam na linguagem corporal e nas instruções de seus proprietários para obter orientação. Muitas raças de brinquedo foram criadas seletivamente para serem cães de colo. Algumas raças, como os pastores alemães e os Akitas, são comumente conhecidas por se vincularem a uma pessoa.
- Os cães que desenvolvem alterações na visão ou audição podem se tornar mais pegajosos.
Mudanças relacionadas ao envelhecimento, como perda de audição ou visão, podem ser estressantes e assustadoras para os cães, portanto, eles podem optar por ficar ao seu lado para maior conforto.
-
O início súbito de comportamento pegajoso em cães pode estar relacionado à saúde.
Quando seu cachorro fica doente, pode ser assustador e confuso; eles podem grudar em você como um mecanismo de enfrentamento. Mudanças repentinas de comportamento, como o desenvolvimento de um comportamento pegajoso, podem indicar uma doença. Se o seu cão começou repentinamente a segui-lo por toda parte e não há nenhum gatilho óbvio, sugiro que marque uma consulta com o seu veterinário para descartar quaisquer problemas médicos.